O que é um Blog Profissional? 3 Passos para iniciar e ter Sucesso
De maneira geral, um blog profissional nada mais é do que um espaço utilizado para trabalhar. Portanto, ainda pode ser definido como uma forma de expressar pensamentos sobre a profissão e dar visibilidade a ela.
A palavra “profissional” faz com que o blog tenha sempre um sentido ligado ao trabalho. Porém, nem sempre foi assim e os blogs eram usados para compartilhar impressões sobre a vida, mas isso foi mudando com o tempo.
Para entender na prática o que é um blog profissional, a dica é entender como criar o seu agora mesmo. Desse modo, a proposta do texto é mostrar as dicas para que a criação seja adequada ao fim que você possui.
Sumário
Como criar um blog profissional?

Quando você pensa na criação de um blog profissional, é primordial prestar atenção em três pontos: proposta, tipo e fim. Cada uma dessas etapas possui uma importância muito grande para o sucesso da sua operação.
As três serão mostradas ao longo do texto, por ordem numérica e a ideia é facilitar bastante o entendimento. Dessa forma, confira a seguir cada uma delas e descubra como criar um blog profissional agora mesmo.
1- Defina a proposta do blog

Embora o blog profissional seja apenas um, a verdade é que as propostas podem ser inúmeras. Por exemplo: uma empresa que presta serviço de limpeza em fossas não tem a mesma proposta que um freelancer redator.
É necessário descobrir qual será a meta que o blog terá, tipo: a ideia é gerar tráfego para venda, o objetivo é alimentar o site principal com textos, a meta é apenas servir como um espaço de reflexão do gestor da empresa.
Fato é que nem sempre dá para agir da mesma forma, mas uma coisa é verdade: o funil de vendas. Em outras palavras, é nele que você prestar muita atenção e direcionar o conteúdo de acordo com a etapa dele.
Vale lembrar que o funil de vendas é usado apenas quando a ideia é vender, então nem sempre será preciso utilizá-lo. Sendo assim, o ideal é conhecer as três etapas que o compõem, abaixo veja cada uma delas:
- Topo– Quando a persona ainda não sabe que tem um problema e busca por informações. O blog é uma boa forma de auxiliar nisso e ir preparando o terreno para o estágio seguinte.
- Meio– Assim que a sua persona começar a considerar o problema e desejar algo mais, você pode usar o blog para oferecer uma isca digital. Em seguida, a preparação está acontecendo para o estágio final.
- Fundo– Embora não seja realizado no blog e sim na página de vendas, para o cliente reconhecer o problema e considerar a solução, o uso do blog foi primordial para as duas primeiras, não é mesmo!?
Se o seu blog tiver a proposta apenas de informar e não de vender, você pode dispensar o funil de vendas. Nesse cenário, adiante para a próxima dica, porque é a que fará o espaço começar a tomar forma.
2- Anexe ao seu site já existente ou crie um novo

Se você já possui um site montado, basta abrir uma nova categoria e inserir o blog, como você já imagina. Para essa situação, entretanto, é só usar a sua plataforma de criação de blog e tudo estará feito.
Quando você não tem o site criado e precisa de um blog profissional, a dica é usar o WordPress. A plataforma é mais utilizada atualmente e conta com uma série de vantagens, a seguir confira as cinco principais:
- Amigável para SEO;
- Boa versatilidade;
- Compatível com diferentes mídias;
- De código aberto;
- Fácil customização com plugins e temas;
- Fácil instalação;
- Grátis;
- Segurança.
Pode até parecer complicado de mexer, mas dá para baixar o programa gratuitamente na sua máquina e dar os primeiros passos. Há muitos vídeos disponíveis na internet e você não terá qualquer dificuldade para configurar.
Se existir condição financeira, contrate um freelancer pela internet e pague pela criação de um blog profissional. A Workana e Getninjas são dois sites que oferecem esse serviço, o custo, entretanto, não é dos mais elevados.
Leia também: Como criar um site a partir do zero? Dica Secreta Que Gera Milhões
3- Inicie a produção de conteúdo

Por fim, você precisa iniciar a produção de conteúdo para o seu blog e há alguns passos para fazer a criação. Vou citar pelo menos cinco e mostrei as informações sobre cada um deles, são os seguintes:
- Pesquise palavras-chave: Há vários buscadores gratuitos, por exemplo: Ubersuggest, Semrush, Google ADS e Google Trends. Dentro de cada um deles, busque keys que tenham relação com o seu nicho.
- Crie conteúdos com SEO: Cada texto precisa cumprir os requisitos de SEO, tipo: repetição de palavra-chave de pelo menos 0,5%, frases curtas, divisão por subtítulos a cada 300 palavras, etc.
- Insira no seu site: É primordial que os textos sejam inseridos e de acordo com as datas que você deseja.
- Análise pelo Google Analitycs: Os resultados precisam passar por uma grande análise nessa ferramenta para ter uma noção gerencial sobre o SEO.
- Corrija as falhas: Você verá que tiveram textos que cresceram mais e a dica é seguir esse padrão nos outros. Ou seja, a correção de cada falha é fundamental para que você consiga atingir o objetivo.
Agora que você sabe como criar um blog profissional e descobriu a função que ele tem, não perca mais tempo. Enfim, inicie agora mesmo o seu e utilize as informações citadas aqui para ter um processo criativo melhor.
Resumo
Então, é mais do que importante que antes mesmo de você começar, já tenha um objetivo já definido para o seu blog, o que acaba facilitando e muito na hora de você tocar o seu projeto.
Além do mais, com tudo isso já em mente você já consegue definir, e saber quais são as ajudas que você precisara, na hora de preparar os conteúdos.
Agora, uma das coisas importantes que você deve se lembrar; é que a qualidade pode definir todo o seu projeto.
Nesse caso, quando você tem um conteúdo todo de qualidade já esperando e também, um blog já trabalhado você consegue segurar o visitante por muito mais tempo.
Seja o primeiro a comentar!