Como Escrever E-mail Marketing? 5 Dicas Para Turbinar Sua Lista
Aprender a como escrever um e-mail marketing é primordial, acredite: é mais simples do que você imagina. Enquanto você lê esse texto, alguém envia um e-mail e outra pessoa abre, uma negociação acontece e o mercado gira.
A grande questão é que várias pessoas não prestam atenção no básico: a construção de um conteúdo direto. Nesse cenário, nem adianta querer ser prolixo nos e-mails, porque o processo não funciona dessa maneira.
Se você está curioso para escrever um e-mail marketing a partir de agora, saiba que está no caminho certo. Dessa forma, confira mais informações a seguir e veja alguns macetes para criar um conteúdo matador.
Sumário
5 dicas para escrever um e-mail marketing?
O e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta para trabalhar o seu lead, não é mesmo!? Afinal, se ele percorreu toda a sua jornada de compra e você quer ativar o “modo vendedor”, essa estratégia é muito eficiente.
O segredo está em saber que nada acontece por acaso e tudo passa por um processo, concorda!? Portanto, não é indicado querer que o processo de conversão role logo e sem passar pelos estágios necessários.
Para escrever um e-mail marketing e evitar os erros, a melhor opção disponível é prestar atenção em cinco dicas. Desse modo, abaixo compartilho com você alguns pontos que farão o seu conteúdo ser cada vez melhor.
1- Evite a compra de listas com e-mails prontos: Seja autoral, crie algo novo e capte o seu cliente naturalmente.
Em primeiro lugar, não adianta comprar listas prontas e o motivo é simples: não dá resultado. O lead foi trabalhado por outra pessoa com palavras e técnicas diferentes, esse tipo de tática é um passaporte para dar errado.
O mesmo vale quando os e-mails estão prontos e você acha que irão bombar, porém a realidade é diferente dessa. Essas duas técnicas são ultrapassadas e devem ser evitadas, uma vez que não garantem bons resultados.
A melhor opção disponível é criar a sua própria lista e basta captar leads, por meio de técnicas que você trabalha. No que tange ao conteúdo, as próximas dicas para escrever um e-mail marketing darão a dica para você.
2- Capriche no título: Se o título não for bom, o contato não abre.
Responda com sinceridade: você abriria um e-mail se o título fosse ruim? Certamente que não, por isso mesmo que é fundamental não cair nesse erro, a dica é caprichar no título e fazer o cliente abrir.
Insira logo algo que o faça abrir e depende da sua estratégia, como por exemplo: “a melhor notícia chegou”, “conheça o benefício X”, etc. Evite apenas um ponto: aquela pressa em apelar, porque pode não dar certo.
Se você quiser escrever um e-mail marketing interessante, lembre-se: sem um título bom a chance de dar certo é menor. Lição de casa: encontrar algo que faça o cliente abrir e passar para o processo de conversão.
Veja mais: Como fazer uma copy matadora? 5 Dicas Secretas Nunca Reveladas
3- Personalize com o nome da pessoa, se for possível: Mala direta 2.0
O processo de personalização com o nome da pessoa quase sempre fica de fora das estratégias das pessoas. No entanto, esse tipo de prática é terrível para escrever um e-mail marketing e prejudica o resultado.
Personalize ao máximo, insira o nome do seu cliente e faça uma espécie de “Mala Direta 2.0”. Ou seja, trata-se de personalizar e fazer o cliente sentir que você já o conhece, mesmo se esse não for o caso.
A escrita de um e-mail é uma parte e ninguém aprende apenas na teoria, concorda!? Mas para ter bons resultados, você ainda precisa conhecer mais duas dicas que melhoraram bastante a sua impressão sobre a ferramenta.
4- Deixe no formato para dispositivos móveis: A maioria das pessoas acessam e-mails pelo celular.
Responda com sinceridade: quando foi a última vez que você abriu o e-mail pelo seu computador pessoal? A sua resposta é a mesma que a da maioria das pessoas: há vários dias, semanas, meses e até mesmo anos.
Isso prova um fato: atualmente, as pessoas abrem mais o e-mail por meio do seu celular. Então, evite ao máximo não oferecer interface para isso, porque atrapalha o processo e não garante bons resultados.
Agora que você sabe quase tudo para escrever um e-mail marketing, lembre-se que ainda não chegou ao ápice. É por esse motivo que a última dica fará você aproveitar todo o potencial que está dentro de você.
5- Seja objetivo: O menos é mais
Por fim, é primordial entender que a objetividade é primordial e não adianta achar que muito conteúdo faz sentido. Contudo, não caia no erro de escrever duas linhas e achar que já basta, pois a verdade não é essa.
Seja equilibrada, ou seja, tenha um conteúdo objetivo e não se esqueça de que o “menos é mais”. Daí para frente, a realidade é o ato de ter sucesso na criação do seu conteúdo torna-se mais simples, certo!?
A partir de agora você está pronto para escrever um e-mail marketing de qualidade. Enfim, coloque em prática e garanta os resultados, porque o seu processo preparatório foi realizado, é chora de colocar em prática.
Resumo
Então, você escrever seus e-mails não parecem nem um bicho de sete cabeças; muito pelo contrário, ter tempo para você escrever pode ser um fator primordial.
Logo, essas são dicas simples que podem te ajudar a começar a buscar seus primeiros resultados.
Entretanto, é sempre bom lembrar que conhecer o seu público, antes de você começar a escrever pode acabar te ajudando, a evitar problemas futuros na hora, de você planejar os seus e-mails.
Seja o primeiro a comentar!